Tuesday, August 16, 2016

Yaoi sim!


Queridos hoje o babado é forte: vamos falar sobre yaoi!

Não sei muito bem por que esse gênero causa tanto frisson... Tá sei sim: puro preconceito!

Para que não sabe Yaoi é um gênero de Mangás e Animes que aborda o amor entre rapazes. Contudo uma expressiva parte do público de Yaoi (se não a maioria) é formado por mulheres o que me levou a pensar sobre isso.

(Imagem da abertura de Junjou Romantica - um dos primeiros Yaoi que assisti e tenho inclusive a música de abertura da primeira temporada salva no meu celular por que é um delicioso rock Japonês)

Pois bem eu tenho uma teoria (como não poderia ser diferente)! Geralmente as mulheres nos mangás e animes são muito diferentes de mim (e acredito que de quase todas as ocidentais). Geralmente são tímidas demais, infantis demais, agressivas demais ou exageradas demais. Não há meio termo. Não consigo me sentir representada por nenhuma delas (com raríssimas exceções, ainda assim estereotipadas, como no caso da Misa de "Kaichou wa maid sama". 

No caso do Yaio geralmente o rapaz de olhos maiores é uma mulher (ou consegue criar identificação com uma). Os relacionamentos são mais envolventes, sedutores, e com mais questões existenciais do que nos demais gêneros. Confesso que nunca assisti um Yuri (amor entre garotas) mas tenho medo de partir mais para o lado do fetiche do que no desenvolvimento dos personagens mesmo.

É claro que tem clichês tipo o homem ciumento e tendendo a dominador mas não é só isso que se vê. Há margem para diversos tipos de personalidades e os personagens são menos infantis (embora ainda esbarro na barreira cultural e tenho dificuldade de compreender a profundidade dos sentimentos dos personagens já que minha análise é pelo filtro de ocidental plus LATINA.



Enfim, para aqueles que gostam de se aventurar, é uma ótima opção. Irei assistir um Yuri para comparar os gêneros. Caso tenham algum para indicar deixe nos comentários!

Até breve!

No comments:

Post a Comment