Saturday, March 26, 2016

Jane Eyre - Charlotte Bronte


O mês das Mulheres já está acabando por isso resolvi deixar uma dica de um livro que gosto muito que, além de ser escrito por uma mulher, retrata uma mulher bem atual.

Veja bem, pessoalmente não gosto do "dia da mulher" por que me parece uma tentativa silenciosa de colocar a mulher no papel de minoria (se você precisa de um "dia" significa que a coisa está feia pro seu lado). Seria mais bacana que fosse "dia da consciência de gênero", afinal de contas, essa sim é uma reflexão válida! Não podemos mais nos limitar a pensar sobre homem e mulher e o próprio homem precisa reavaliar o seu papel na sociedade atual (já que não é mais o provedor necessariamente). 

Mas, enfim, vamos falar do livro: Jane Eyre de Charlotte Bronte. 


A autora dessa livro é a irmã mais velha da também consagrada escritora, Emily Bronte (O morro dos ventos uivantes).



Nosso querido google nos diz que ela nasceu em 21 de Abril de 1816 em Bradford, West Yorkshire, Reino Unido. Ela e suas duas irmãs e seu irmão gostavam muito de escrever histórias (aparentemente o talento ficou só para as meninas).


[Fotografia de Charlotte Bronte quando estava com 31 anos , sete anos antes de morrer, e uma pintura que a retratava.]


[Capa do livro de 1847 ainda com o pseudônimo Currer Bell]

Quando publicou Jane Eyre optou por usar um pseudônimo masculino para fugir do preconceito contra as escritoras (será por que isso me lembrou uma tal J.K. Rowling). É importante destacar que sua obra é uma das mais refilmadas no Reino Unido. Eu mesma já assisti diversas dessas versões (apenas as mais recentes).


[Segue algumas opções de Filmes e seriados de Jane Eyre. Observe que não são todos. O último conta com Orson Welles no elenco!]

Na verdade eu conheci o livro zapeando pela internet quando li uma matéria sobre um lançamento de uma nova versão de Jane Eyer causa e então mencionaram esse fato., Curiosa como sou, fui pesquisar sobre o livro e a sinopse me intrigou. Diziam que o livro continha traços de literatura gótica, apesar de não ser categorizado como tal, o que aumentou ainda mais minha curiosidade.

Li e gostei. Tentarei não dar spoiler que estraguem as reviravoltas do livro. O livro conta a história de Jane Eyre: uma orfã de pai e mãe que é criada a contragosto por uma tia (esposa de seu tio que também falece quando ela ainda é uma criança) que ignora os maus tratos que a menina sofre por parte do primo mais velho. 

O interessante é a forma como a personagem é construída. Os diálogos que são apresentados mostram uma menina que sabe que está sendo injustiçada e se rebela contra isso. Obrigada a amadurecer precocemente numa casa que não dá sequer migalhas de amor.

Ainda criança é mandada para uma escola interna onde vive dores e delicias até se formar e lecionar na própria instituição. E a partir daí começa o que acho mais fantástico. Lembre-se que esse livro se passa no século 19 mas os anseios e frustrações dessa personagens poderiam ser meus ou de qualquer mulher do século 21! Isso é magnífico! 

[Imagens de um museu das irmãs Bronte, só para situar a época em que ela viveu!]

A partir desse momento a comparação com outra Jane é inevitável: as mulheres de Jane Austen são completamente diferentes de Jane Eyre. Eyre não espera um marido que lhe proverá tudo que for necessário, ao contrário, ela (num ato de ousadia absoluta) procura um novo emprego como tutora por que ficar na instituição não parece suficiente para ela. Começa então a trabalhar como professora de uma criança para a família rica família Rochester (o moço tem um castelo, ok?). A medida em que ela vai se envolvendo com o exótico (e da zoeria) Sr. Edward Rochesterde de fato começam as reviravoltas do livro. 

Os diálogos são interessantes e eu diria que até bem modernos. Quando ela conversa com o Sr. Rochester os devaneios são muito similares aos meus (sabe quando você começa a citar personagens de ficção como se fossem reais nas conversas com os amigos? É nesse nível.)

Não quero me aprofundar na história por que tiraria a graça de descobrir por você mesmo. Mas fica a dica: mulher independente, guerreira (por que só acontece M... na vida dela), exótica (não faz o tipo bonitinha) e tem suspense! 

Confesso, o início do livro é lento. Mas a medida em que os diálogos se desenrolam a trama começa a engrenar.

Espero que gostem. Não gosto de spoilers por isso essa sinopse será sucinta! 
Boa leitura!


1 comment:

  1. Sou doida para ler Jane Eyre a muitos anos, desde que li a série "O Diário da Princesa", que não tem nada a ver, mas a Mia lê o livro em algum momento da história e segue as dicas da Jane, o que acaba levando a vários momentos engraçados, etc etc. Enfim, fiquei super curiosa, mas é um livro meio difícil de achar, né? É uma pena!

    Eu fico chocada como as mulheres precisavam (até POUQUÍSSIMO tempo atrás) esconder o fato que são mulheres para publicar um livro. Acho que isso mudou bastante agora, e sinto que a J.K. foi um papel importante nessa mudança, ser apenas L. Lage não está nos meus planos!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ReplyDelete